COOPERATIVA EDUCACIONAL DE LEME - COOPEL
NORMAS GERAIS DA ESCOLA PARA 2012

 

Para que uma escola possa se organizar adequadamente, é necessário que todos conheçam e se disciplinem para seguir as normas e os valores da mesma. As normas e os valores estão contidos nos documentos: Regimento Escolar, Plano Escolar e Proposta Pedagógica. Solicitamos que leiam com atenção e cumpram os itens gerais contidos nesses documentos, cujo resumo segue abaixo:

 

MISSÃO: promover a pessoa humana na plenitude de seus valores fundamentais, principalmente no campo da educação e cultura.

VALORES: os valores intrínsecos à missão a que se propõe a COOPEL são: igualdade, respeito às diferenças, cooperação, liberdade com responsabilidade.

VISÃO DE FUTURO: prestar serviços educacionais que sejam referência pela efetividade, assegurando o reconhecimento do valor da educação na vida humana, fazendo com que escola possa impulsionar as transformações sociais, de forma a reduzir as desigualdades e fortalecer a cidadania.

 

NORMAS GERAIS DA ESCOLA

1- Atrasos: por motivos relevantes, os alunos têm direito às entradas atrasadas apenas para a 2ª aula, duas vezes no semestre. Os responsáveis pelos alunos deverão comparecer à Secretaria da escola para a justificativa.

2- Uniforme: todos os alunos devem vir uniformizados para a escola, inclusive nas atividades no período oposto ao das aulas. Exceção é feita apenas para os alunos que frequentam as turmas de treinamento de Educação Física. O uniforme pode ser adquirido.

3- Material: o aluno deve verificar, diariamente, se o material a ser trazido para a escola está completo. Atentar que algumas disciplinas têm material à parte, como Espanhol, Educação Artística, Inglês e Informática.

4- Avaliações do 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos: O processo de avaliação bimestral dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento dos alunos.

5- Avaliações: 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental: Os alunos têm, no mínimo, duas notas bimestrais:

         1ª) avaliação 1 (0 a 10) marcada pela Coordenação;

         2ª) avaliação 2 (0 a 8) marcada pelo professor;(essa avaliação, a critério do professor, pode ser fragmentada em avaliações mensais) acrescida da avaliação qualitativa (0 a 2) que envolve interesse, participação, organização e disciplina.

         3ª) (optativa) uma ou mais avaliações, a critério do professor, de acordo com as especificidades de cada componente curricular.

6- Avaliações do Ensino Médio: Os alunos têm, no mínimo, três notas bimestrais:

         1ª) simulado Anglo (4 a 10) marcado pelo Sistema Anglo de Ensino;

         2ª) prova bimestral (0 a 10) marcada pela Coordenação Pedagógica;

         3ª) avaliações semanais (0 a 10) com quatro disciplinas por semana:

         Grupo A: Língua Portuguesa, Inglês, Física e Matemática, e

         Grupo B: História, Geografia, Química, Biologia e Filosofia,

Observações:

1-) Sociologia, Educação Física e Educação Artística são avaliadas de acordo com o proposto pelo professor.

         2-) Avaliações substitutivas (das avaliações bimestrais): ocorrerão mediante solicitação feita pela família do aluno, através de requerimento preenchido na Secretaria da escola. O prazo para o requerimento é de 24 horas após o retorno do aluno às aulas. Cada prova substitutiva terá o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Essa decisão foi tomada pelo C.P.A. (Conselho pedagógico e Administrativo). Viagens de lazer não constituem motivo justificado

         3-) Os professores têm liberdade, também, de avaliarem pesquisas, relatórios e outras atividades, como outras notas dentro do processo de avaliação.

7– Critérios para promoção do aluno: A média final do aluno em cada componente curricular será expressa em números de zero a 10 (dez), graduados em décimos e obtida através de média ponderada dos resultados dos quatro bimestres, aos quais serão atribuídos os seguintes pesos:                                                                             -3-

         1º bimestre - peso 2                            3º bimestre – peso 3

         2º bimestre – peso 2                           4º bimestre – peso 3

Para que seja promovido, o aluno deve obter em cada componente curricular:

         Frequência igual ou superior a 75% no total de horas letivas da série que cursa e média final igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares.

8– Recuperação e reforço: Bimestralmente, todos os alunos têm direito a estudos de recuperação e reforço (3 horas/aula) nas disciplinas em que a média bimestral for inferior a 6,0 (seis). A média do aluno, nos diversos componentes curriculares, após o processo de recuperação, será no máximo igual a 6,0 (seis).

O aluno que obtiver média final inferior a 6,0 (seis) em até três componentes curriculares tem direito a estudos de recuperação final em que deverá alcançar a média final 6,0 (seis).

9– Retenção:

         a) O aluno que obtiver média final inferior a 6,0 (seis) em mais de três componentes curriculares será retido na série, qualquer que seja a porcentagem de faltas.

         b) O aluno será retido se não alcançar 75% de frequência no total de horas letivas da série.

10- Saída dos alunos da escola: O aluno poderá sair da escola durante o período escolar, apenas com a autorização e condução dos responsáveis.

11- Permanência do aluno no período oposto ao das aulas: Considerando que em cada período (manhã e tarde) temos, em média, 200 alunos, os alunos podem utilizar a Biblioteca e a Sala de Informática para pesquisas e trabalhos. A Coordenação Pedagógica e o Responsável pelo Laboratório de Informática são responsáveis pelo agendamento.

12- Utilização da Sala de Informática: Estão proibidos jogos e a utilização de sites considerados “pejorativos”. A Sala de Informática é utilizada nas aulas de Informática e pode ser utilizada no período oposto ao das aulas para pesquisas, realização de trabalhos, estudos, etc. Durante os intervalos, a sala permanecerá fechada.

13- Utilização da Biblioteca: Ao retirar livro da biblioteca, o aluno terá 15 dias de prazo para devolvê-lo. Atrasando o dia da devolução, pagará R$ 0,50 por dia de multa (descontando sábados, domingos e feriados).

Para fazer trabalho de pesquisa na Biblioteca, deve-se agendar antecipadamente o dia e a hora. Os trabalhos serão feitos em horário contrário ao período das aulas.

14-Celular: os alunos estão proibidos de utilizar celulares e demais aparelhos eletroeletrônicos durante as aulas. Em caso de desobediência, os mesmos serão recolhidos e entregues às famílias dos alunos.

15- Acompanhamento da equipe pedagógica com relação à disciplina e processo ensino/aprendizagem:

               Semanalmente, a Direção e a Coordenação vistam o Livro de Ocorrências, onde estão registradas as ocorrências disciplinares, o registro do conteúdo programático e o cumprimento das tarefas diárias. Na medida da necessidade, as famílias e os alunos são chamados, orientados e redirecionados. Dependendo da gravidade da indisciplina dos alunos, a Comissão de Normas de Gestão e Convivência decide o tipo de sanção escolar.

16- Excursões: A escola realiza excursões apenas de caráter pedagógico, as quais podem ser acopladas às atividades de lazer.

17- Orientações aos pais: É proibida a entrada e permanência dos pais durante o período das aulas para contato com os professores. É necessário agendamento prévio.

18-  Patrimônio Escolar: Danos causados ao patrimônio da escola deverão ser ressarcidos pelas famílias dos alunos, conforme decisão do CPA.

19- Medicação: A escola não se responsabiliza pela medicação de alunos durante o período de aula.

20- Aniversários: Os alunos da Educação Infantil e 1º ano poderão comemorar os aniversários no ambiente escolar, apenas na última 6ª feira de cada mês, mediante agendamento com a Equipe Pedagógica.

21- Projetos Desportivos e Artístico-Culturais: São realizados no período oposto ao das aulas normais.

22-  Horário de funcionamento da escola.

 

CURSO

 

HORÁRIO / AULA

HORÁRIO / PORTÕES

INÍCIO

TÉRMINO

ENTRADA

SAÍDA

Educação Infantil

13 h

17h 30

Abre: 12h 45

Fecha: 13 h

Abre: 17h 25

Fecha:  18 h

Ensino Fundamental

1º Ano ao 4º Ano

13 h

17h 30

Abre: 12h 45

Fecha: 13 h

Abre: 17h 30

Fecha:  18 h

Ensino Fundamental

5º Ano a 8ª Série

7 h

12 h 30

Abre: 6h 45

Fecha: 7h

Abre: 12h 30

 

Ensino Médio

1ª a 3ª Série (manhã)

7 h

12 h 30

Abre: 6h 45

Fecha: 7h

Abre: 12h 30

 

Ensino Médio

1ª a  3ª Série (tarde )

13h 50

15h 30

Fecha 13h 50

Abre: 15h 30

Obs.: Intervalos: Manhã - 8h 40 às 8h 55 e das 10h 35 às 10h 50.

                         Tarde - 15h 30 às 15h 50.

 

23- Agendamento para reunião com a equipe pedagógica:

Horários para agendamentos:

 

DIREÇÃO

CLAUDINÉIA

 

MANHÃ

2ª feira – 8 às 9h

3ª feira – 10 às 11h

 

TARDE

2ª feira – 17 às 18h

4ª feira – 13 às 14h

 

COORDENAÇÃO

5º ANO A 7ª SÉRIE

MALU

 

2ª feira – 9 às 11h

4ª feira – 9 às 11h

6ª feira – 9 às 11h

 

COORDENAÇÃO

ENSINO INFANTIL – 1º AO 4º ANO

MARIA ANTONIA

 

3ª feira – 14 às 16h

5ª feira – 14 às 16h

 

COORDENAÇÃO ENSINO MÉDIO

WILSON

 

2ª feira – 8 às 8:50h

3ª feira – 7 às 12:h

5ª feira – 9 às 11h

 

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